Praias do Rio de Janeiro: Conheça o Mapa Das Principais Praias do RJ


Com as temperaturas recordes registradas praticamente todos os dias durante o verão brasileiro, conhecer uma das praias do Rio de Janeiro tem se tornado o sonho de turistas nacionais e internacionais.

Banhado pelas águas do oceano atlântico em toda a sua extensão, o litoral carioca possui destinos que conquistam os mais diferentes visitantes, dos que desejam agitação àqueles que procuram um lugar mais tranquilo, quase como uma praia particular.

Pensando naqueles turistas que estão em busca de um bom local para tomar um banho de mar, aproveitar o pôr-do-sol ou simplesmente olhar a paisagem, preparamos um guia com tudo o que você precisa saber para aproveitar as melhores praias da região.

Confira as praias do Rio de Janeiro localizadas na capital carioca

Conhecer todas as praias do Rio de Janeiro, em especial as da capital carioca, é uma missão que não será concluída em apenas um final de semana.

Cercado por locais deslumbrantes, o litoral da cidade tem tesouros escondidos em muitos pontos. Veja nossa lista e escolha a que mais lhe agrada.

Praia do Leme

praia do leme - Rio de Janeiro - RJ

Localizada á esquerda da Praia de Copacabana, a Praia do Leme fica situada no bairro de mesmo nome, na zona sul carioca.

Frequentada principalmente por moradores do Leme e tida por alguns como uma continuação da Praia de Copacabana, a área é extremamente tranquila.

Na Praia do Leme acontecem ainda diversos eventos esportivos, sendo a Travessia dos Fortes.

Praia da Macumba

Localizada entre a Praia do Recreio e a Prainha, a Praia da Macumba fica na região do Recreio dos Bandeirantes.

Conhecida por sua beleza e extensão, a praia é repleta de quiosques por toda a orla e uma boa ciclovia. Com suas fortes ondas, a praia da Macumba atrai surfistas vindos de toda a cidade do Rio de Janeiro.

A praia da Macumba é conhecida ainda pelo pontal Tim Maia, que a separa da praia do Recreio. Quando a maré está baixa, os turistas podem caminhar por um estreito caminho até o pontal, em um percurso que leva cerca de uma hora.

Praia da Reserva

Situada entre a praia da Barra da Tijuca e a praia do Recreio, a praia da Reserva recebe este nome por estar localizada em uma área de reserva ambiental.

Com águas límpidas e areia fofa, possui alguns quiosques ao longo de sua extensão. Pouco frequentada, é a praia ideal para os turistas que desejam fugir da agitação típica das outras praias do Rio de Janeiro.

Praia da Urca

Situada aos pés do morro da Urca e encravada em um dos bairros mais tranquilos da capital carioca, a praia da Urca encanta os visitantes com sua beleza.

É ali que as águas do Oceano Atlântico encontram as da Baía da Guanabara. No entanto, a praia é um colírio apenas para os olhos, pois com a intensa poluição que afeta a área, suas águas estão impróprias para o banho.

Mas isso não significa que a praia da Urca não seja frequentada por turistas e moradores. Com uma bela ciclovia e inúmeros quiosques em toda a sua orla, a área oferece diversas alternativas de lazer a quem conhece esse tradicional ponto da Cidade Maravilhosa.

Praia de Abricó

Muito tranquila, com uma grande área verde e situada dentro do Parque Municipal do Grumari, a Praia de Abricó está localizada na zona oeste do Rio de Janeiro.

Apesar de sua paisagem deslumbrante, a praia chama a atenção por ser reconhecida como um destino procurado por adeptos do naturismo.

Praia de Botafogo

Localizada no bairro de Botafogo, a praia liga o centro à zona sul do Rio de Janeiro. Frequentada principalmente por membros da classe média carioca, a praia encanta pela vista para o Pão de Açúcar, o Morro da Urca e a Baía de Guanabara.

Por causa da intensa poluição, a praia de Botafogo é muito procurada por banhistas que desejam aproveitar o belo pôr-do-sol ou praticar esportes náuticos como a vela.

Em suas areias é comum encontrar moradores ou turistas jogando futebol de areia, vôlei, futevôlei ou praticando ainda corrida e caminhada na ciclovia que percorre seus 700 metros de extensão.

Praia de Copacabana

A mais famosa das praias do Rio de Janeiro, palco de grandes eventos, como shows e a queima de fogos que marcam o início do ano, a praia de Copacabana é parada obrigatória para quem visita a capital carioca.

Com excelente infraestrutura, a praia de Copacabana oferece a seus visitantes inúmeros quiosques, restaurantes e hotéis. Com uma paisagem encantadora, muitos turistas passam horas contemplando suas belezas naturais.

Praia de São Conrrado

Conhecida anteriormente como Praia da Gávea, a Praia de São Conrado é cercada por montanhas, como a Pedra da Gávea e o Morro Dois Irmãos.

Com areia clara, fofa e ondas fortes que atraem muitos surfistas, a praia sofre com a forte poluição que afeta suas águas e a deixam imprópria para banhos em alguns períodos do ano.

Apesar disso, a praia de São Conrado recebe muitos turistas que a procuram para a prática de voo livre na Pedra da Gávea.

Praia do Arpoador

Também considerada uma das mais famosas praias do Rio de Janeiro, a praia do Arpoador é conhecida pelo grande número de surfistas que frequentam suas areias, atraídos pelas ondas fortes que quebram na praia.

Além deste público, as águas de tonalidade azul esverdeadas atraem banhistas principalmente aos finais de semana.

Outro atrativo da praia do Arpoador é a Pedra do Arpoador, formação geológica que a separa da praia de Copacabana.

Praia do Diabo

Apesar deste nome, a praia do Diabo, situada na região de Ipanema, é um verdadeiro paraíso para turistas e moradores. Possui inúmeras atrações para todos os que procuram sua areia fofa e águas calmas.

Praia do Flamengo

Situada no bairro de mesmo nome, a praia do Flamengo é utilizada principalmente para a prática de esportes, como ciclismo, futebol, vôlei ou banhos de sol, pois suas águas não são recomendadas para o banho em muitos períodos do ano, reflexo da poluição que atinge a área.

Praia do Leblon

Das mais conhecidas e tradicionais praias do Rio de Janeiro, a praia do Leblon abriga inúmeros restaurantes famosos e costuma receber diversas celebridades, que aproveitam suas águas calmas para um bom banho de mar.

Em um passeio rápido pela orla do Leblon é possível encontrar diversas pessoas praticando esportes, caminhando ou andando de bicicleta. Já quem deseja apenas contemplar a bela paisagem do lugar pode observar o Pão de Açúcar e o Morro Dois Irmãos ao entardecer.

Praia do Pepê

Continuação da praia da Barra da Tijuca, a praia do Pepê atrai praticantes de diversos esportes e celebridades. É muito procurada ainda para o mergulho, porém a atividade requer cuidado, pois suas águas são agitadas e com ondas fortes.

Praia do Pepino

Situada no bairro de São Conrado, perto da Pedra da Gávea, a praia do Pepino encanta por sua areia branca e fina, contrastando com o mar extremamente azul.

Além da paisagem típica de cartão postal, a praia é muito procurada por praticantes de esportes como o salto de asa delta, montanhismo e o surfe.

Praia do Recreio dos Bandeirantes

Frequentada principalmente por surfistas, a praia do Recreio dos Bandeirantes é conhecida por sediar diversos torneios internacionais de surfe e bodyboard. A praia serve ainda de cenário para gravações de filmes e novelas.

Principais Praias do Estado do Rio de Janeiro

Se você se encantou com as praias localizadas nos limites da capital carioca mais ainda quer mais, continue lendo nosso texto e acompanhe nossa seleção com as praias do litoral fluminense.

Praia do Perigoso

Conhecida por suas trilhas, a praia do Perigoso é deserta e possui muitos peixes, tornando-a ideal para a prática de mergulho. A região, localizada em Barra de Guaratiba, possui um mirante e uma nascente de água.

Praia da Joatinga

Uma das melhores praias do Rio de Janeiro para quem procura um bom lugar para relaxar, localizada entre os bairros da Barra da tijuca e São Conrado, praia de Joatinga no bairro do Joá,  é uma praia selvagem que dá aos visitantes a sensação de estar em uma pequena cidade do interior.

Muito tranquila, é procurada por quem deseja praticar esportes ou conhecer algumas de suas trilhas.

Praia Brava

Praia_brava_Cabo_Frio_Rio_de_Janeiro_RJ

Conhecida área de nudismo, a Praia Brava fica localizada em Cabo Frio – Rio de janeiro, tem apenas 400 metros de extensão e atrai também surfistas. Muito isolada, seu acesso é possível apenas por uma trilha, feita a pé.

Praia das Dunas

Também situada na cidade de Cabo Frio, a praia das dunas é ideal para quem pratica surf, devido a força de suas ondas. Essa praia é cercada por dunas de areia.

Para chegar a praia das dunas o ideal é seguir até o final da praia do forte ou ainda pelo bairro do Braga. 

Atenção! Devido a presença de redemoinho formados pelas correntezas do local é preciso muito cuidado ao tomar banho nessa praia.

Praia do Foguete

Marcada por sua areia branca e fina e mar profundo e azulado, a praia do Foguete concentra diversas competições de surf, graças às suas ondas fortes e áreas com intensa correnteza.

A região é, ainda, uma das melhores praias do Rio de Janeiro para aqueles que se dedicam à pesca de arremesso, pois a temperatura de suas águas atrai diversos peixes.

Por outro lado, a praia do Foguete é uma das mais tranquilas de Cabo Frio. Por esse motivo, recebe principalmente aqueles que estão em busca de tranquilidade.

Praia do Peró

Localizada a cerca de sete quilômetros do centro de Cabo Frio, a praia do Peró conquista turistas e moradores com seu visual paradisíaco. A região possui imensas dunas e restingas repletas de pitangueiras.

Outra característica da praia do Peró são suas águas extremamente limpas. A localidade possui índice zero de poluição.

A praia do Peró atrai ainda praticantes de surf, adeptos do sandboard (descida das dunas em uma prancha de madeira) e a pesca de arremesso.

Praia do Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo – RJ

Conhecida também como Prainhas, por juntar duas enseadas durante a maré baixa, é uma alternativa para quem busca praias do Rio de Janeiro para mergulhar.

Para chegar até a praia do Pontal do Atalaia é preciso descer uma escadaria feita em madeira. Suas areias claras e água de diversos tons de azul, a praia conquista mergulhadores e fotógrafos em busca da imagem perfeita.

Praia da Foca

Localizada na região conhecida como Saco do Forno, a praia da Foca forma uma espécie de piscina natural, com águas calmas e muito transparentes. Por ser muito restrita é uma das praias mais tranquilas da região de Búzios.

Praia da Lagoinha – Búzios

Dona de um grande sítio arqueológico, a praia da Lagoinha possui ainda inúmeras piscinas naturais e um belo costão rochoso. Com uma rica fauna marinha, a área recebe visitas constantes de estudiosos e foi tombada como patrimônio público.

Praia de Caravelas – Búzios

Uma das mais belas praias do Rio de Janeiro, a praia de Caravelas é uma praia de mar aberto com mar muito agitado, o que atrai inúmeros surfistas e adeptos do mergulho livre ao local.

Praia de Geribá

Uma das mais longas praias de Búzios, a praia de Geribá é muito procurada por jovens e turistas em geral, que se hospedam em suas diversas pousadas.

Praia de mar aberto, com água e areias claras, a área é frequentada ainda por praticantes de esportes como surf, windsurf e bodyboard.

Praia do Forno

Cercada de rochedos, a praia do Forno difere das outras praias de Búzios por apresentar pouco vento e mar tranquilo, reflexo de sua localização. A praia está encravada no meio da enseada, protegida assim das fortes correntes marítimas da região e do vento.

A praia do Forno é uma das mais isoladas da região, e oferece aos adeptos de mergulho águas esverdeadas e um fundo rochoso.

Melhores praias do rio de janeiro

Depois de apresentarmos as principais praias do Rio de Janeiro localizadas tanto na cidade como ao longo de todo o seu litoral, é hora de elegermos as melhores. Confira nossa lista.

Praia de Ipanema

Outra das mais conhecidas do Rio de Janeiro, a praia de Ipanema é também uma das mais movimentadas da cidade. Ipanema tem ondas fortes, razão pela qual é procurada para a prática de esportes.

Além disso, em suas areias, existem inúmeros quiosques, restaurantes e atrações para os turistas e moradores que frequentam esse tradicional reduto da capital fluminense.

Praia do Forte

Conhecida também como Praia da Barra, esta praia é uma das mais agitadas de Cabo Frio, litoral do Rio de Janeiro. Misturando areia clara e mar tranquilo com áreas de águas agitadas, a praia atrai banhistas e surfistas.

A praia do Forte é conhecida ainda pela prática de diversos esportes, como o barco a vela, por exemplo.

Prainha

Localizada no Recreio do Bandeirantess, com apenas 150 metros de uma fina faixa de areia, a Prainha é, dentre as praias do Rio de Janeiro, o melhor local para a prática de surfe na cidade.

Coberta com uma boa faixa de Mata Atlântica e cercada por morros e pedras, possui areia clara, água cristalina e um manancial de água doce.

Muito procurada aos finais de semana, a Prainha oferece uma excelente infraestrutura aos turistas e moradores, com diversos quiosques e restaurantes em sua extensão.

Praia de Grumari

Parte da zona oeste carioca e próxima da praia de Abricó, a praia de Grumari é caracterizada pela natureza preservada. A área possui muitos morros, costões verdes e vegetação de restinga.

Além da beleza estonteante, a praia atrai inúmeros surfistas, com suas ondas fortes e mar agitado. Com areia avermelhada, é ideal para quem deseja realizar uma boa caminhada na orla.

Praia da Barra da Tijuca

Situada no bairro de mesmo nome, e uma das principais praias do Rio de Janeiro, a praia da Barra da Tijuca ostenta o título de maior da cidade, com 18 km de extensão.

É marcada pela areia branca, águas esverdeadas e limpas e locais com muitas ondas, graças aos ventos fortes que atingem a localidade. Na praia da Barra da Tijuca existe uma área de preservação ambiental, a partir da Reserva de Marapendi.

A praia possui ainda uma extensão mais “badalada”, chamada de Praia do Pepê, muito frequentada pelo público jovem.

Na praia da Barra da Tijuca é comum encontrar grupos de banhistas pescando, praticando esportes como kitesurf, windsurf e flysurf. É possível também ver pessoas jogando futebol de areia, vôlei e o tradicional futevôlei.

Praia do Farol

Além de ser uma das mais encantadoras praias do Rio de Janeiro, a praia do Farol é considerada uma das mais belas do Brasil. Com apenas um quilômetro de extensão fica em uma área extremamente protegida.

Para visita-la é necessário obter permissão do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira. Localizada na Ilha de Cabo Frio, é acessada apenas com um barco.

Com águas cristalinas, frias e azuladas, a praia do Farol tem piscinas naturais encantadoras, ideais para a prática de mergulho. Ali é possível ainda pescar e conhecer as ruínas do farol, através de uma trilha.

Praias do rio de janeiro próprias para banho

Para encerrar nosso mapa com as praias do Rio de Janeiro, montamos uma relação com os locais onde você pode tomar um banho de mar sem medo de contaminação. Confira:

Praia Vermelha

Praia de Copacabana

Prainha

Praia de Grumari

Arpoador

Praia do Diabo

Praia do Leme

Barra de Guaratiba

Praia do Recreio

Praia do Leblon

Conhecer cada uma das praias do Rio de Janeiro que trouxemos aqui é uma tarefa que leva muito tempo, mas que pode ser extremamente prazerosa, afinal o turista estará em contato com os maiores encantos da natureza. Selecione a que mais lhe agrada e aproveite o verão.

Então, gostou do artigo? Se gostou compartilhe com seus amigos das redes sociais, e não esqueça de deixar o seu comentário abaixo.

Leia também: Cidades do Rio de Janeiro Que Você Não Pode Deixar de Conhecer

Praias do Rio de Janeiro: Conheça o Mapa Das Principais Praias do RJ
5 (100%) 2 votos
Anterior Cidades do Rio de Janeiro Que Você Não Pode Deixar de Conhecer
Seguinte Balneário Camboriú: Pontos Turísticos, Hotéis, Pousadas e Resorts.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *