Praias do Nordeste Mais Visitadas Por Brasileiros e Estrangeiros


Escolher as praias do nordeste mais visitadas não é e nem nunca será uma tarefa muito simples. Seguindo um roteiro da Bahia até o litoral maranhense existem mais de três mil quilômetros de faixas de areia e águas deslumbrantes que formam cenários paradisíacos.

E por esse motivo, não é a toa que a região é líder unanime entre os viajantes do país durante os períodos de alta temporada, segundo pesquisas reveladas pelo Ministério do Turismo.

Entre os diversos destinos, que encantam os turistas, há o arquipélago de Fernando de Noronha, as deslumbrantes praias de Fortaleza, Porto de Galinhas e seu visual único diante das suas piscinas naturais, a vasta península de Maraú na Bahia e o litoral sul de Alagoas, que destaca-se pela encantadora Maragogi, também chamada carinhosamente de “Caribe Brasileiro”.

Veja abaixo uma pequena amostra das principais praias do nordeste que mais atrai visitantes.

Com um sol brilhante ao longo de todo o ano, o Nordeste possui praias para todos os tipos de gostos e perfis de turistas, desde as mais agitadas até as mais tranquilas e afastadas dos polos centrais das cidades – ideias para quem deseja aproveitar alguns dias de descanso em meio a cenários dignos de cartões postais.

Nesse artigo iremos explorar alguns locais que permitirão que você se inspire no seu próximo roteiro de viagem ou se coloque diante de uma duvida incrível para escolher o destino das suas próprias férias. Portanto, já deixe a mochila a postos, pois o que não faltará por aqui são motivos para você querer viajar. E logo!

Porto de Galinhas – Pernambuco é uma das praias do nordeste mais visitadas

porto de galinhas uma das praias do nordeste mais visitadas

Porto de Galinhas é, sem dúvida, uma das praias do Nordeste mais visitadas. A fama dessa praia pernambucana está diretamente relacionada ao seu vasto conjunto de recifes que ficam localizados bem perto da orla, e por conta disso, a vila de pescadores tornou-se um importante roteiro turístico, que se iniciou logo no comecinho dos anos 90.

Viajantes de todas as partes do país costumavam aportar na vila para embarcar em jangadas e explorar as piscinas naturais e recifes.

Com o passar dos anos surgiram diversos hotéis, resorts, casas de veraneio e condomínios residenciais para atender a demanda de visitantes.

Devido a crescente visitação nos recifes, que eram constantemente pisados, a sua triste destruição foi algo inevitável e esse passeio acabou perdendo espaço para os tours de bugue, praias do sul ou atividades presentes nos resorts. Hoje em dia, a visitação aos recifes é absolutamente controlada, para que a vida marinha consiga se reestabelecer.

Nos passeios de bugue rumo às piscinas naturais (passeio quase que obrigatório de tão famoso) o visitante pode aproveitar para já ir identificando as praias que desejará conhecer posteriormente. Um exemplo é a praia Macaraípe, que fica localizada a somente 3 km da vila e possui uma rica vida marinha – há a possibilidade de ver de perto cavalos marinhos na região.

Já na Barra de Sirinhaém, localizada a 34 km da praia de Porto, é de onde se parte para o passeio rumo à Praia dos Carneiros, em Tamandaré. O passeio possui duração de cerca de seis horas, e devido às suas belezas naturais existe muito o que se conhecer e prestigiar.

A locomoção em Porto de Galinhas é extremamente facilitada, sendo que quem está pela Vila automaticamente está perto de tudo. Há também a opção de translado para algumas pousadas e hotéis que possuam uma localização mais afastada, o que facilita muito circular pela região.

Em grande parte a hotelaria da região pode ser divida em três tipos de perfis diferenciados:

Os resorts que são afastados da vila e situados perto das praias do Muro Alto e do Cupe;

Pousadas de médio e pequeno porte localizadas bem no centrinho da vila,

Hospedagens com estilo mais rústico ou até mesmo direcionadas para os surfistas na Praia de Macaraípe.

Grande parte dos hotéis com pé na areia ficam próximos das praias com mar mais agitado – Uma parte das praias do Cupe e Muro Alto e as praias de Borete e Macaraípe.

Já para matar a fome há opções deliciosas. Os peixes e frutos do mar são predominantes em grande parte dos cardápios oferecidos pelos restaurantes locais e a maioria está localizado na Vila de Porto de Galinhas.

Uma dica é dar um pulinho até a praia do Cupe onde é possível degustar a famosa galinha ao molho pardo na Cabidela da Natália. O local possui fama a cerca de duas décadas e conquista fãs constantemente pelo sabor da comida e o atendimento amistoso.

Já à noite o movimento pode ser considerado bem eclético e tudo é concentrado na vila.

O clima é quente durante todo o ano em Porto de Galinhas, e o movimento de turistas é sempre constante.

 

Praia do Amor – Rio Grande do Norte: Maravilhosa e Romântica!

Com esse nome fica evidente que a proposta de viagem para esse lugar paradisíaco é extremamente romântico!

Esse lugar também está entre as praias do nordeste mais visitadas e é extremamente popular entre os roteiros do município de Tibau do Sul, principalmente por ficar bem próxima da famosa Praia da Pipa.

Geralmente quem escolhe esse destino é pela atração das ondas e pela animação das festas. Por esse motivo é muito comum se deparar com surfistas em todos os cantos e acompanhar os campeonatos esportivos.

Para quem adora agitação, independente de ser no período da noite ou do dia, a Praia do Amor se mostra muito atraente. Apesar das opções mais tranquilas, opção válida para quem prefere curtir uma viagem mais pacata, a Praia do Amor tem a disposição uma lista repleta de festas que ocorrem de forma frequentemente.

O surfe e as atividades atreladas ao mar são predominantes na região, bem como outros esportes como o vôlei de praia, frescobol e o futebol de areia – as programações prometem ocupar todo o tempo dos turistas e o evento como campeonatos oficiais e amadores também são bem frequentes.

No período noturno as festas prometem muita diversão para todos os tipos de perfis e gostos. Há opções de boates, casas de show, luau, entre outras atividades.

O mar da Praia do Amor é conhecido por ser bem agitado, mas mesmo assim é possível aproveitar para tomar um banho mais tranquilo em alguns pontos específicos. Isso é possível porque existem as pequenas piscinas naturais, que proporcionam mais segurança para os banhistas que preferem não enfrentar as ondas mais fortes.

A estrutura de toda a praia também é bem completa. Há muitas opções de hotéis e pousadas distribuídos pela região e os preços se adaptam a todos os tipos de bolsos. Quem quer aproveitar ao máximo a viagem e gastar um pouco menos com hospedagem pode optar pelos hostels também.

Outra dica é realizar a locação de casas de veraneio, que são bastante populares no local.

Nos períodos de alta temporada o fluxo de turistas é bastante intenso, e por conta disso é sempre aconselhável recorrer a esse tipo de locação com certa antecedência.

Para matar a fome o que não faltam são alternativas. Há restaurantes e barracas na praia que atendem diversos tipos de paladares e possuem preços variados. Há também as opções de restaurantes localizados na vila, que possuem valores mais em conta dos que os que ficam próximos da costa.

Ah! Não deixe de ir até as falésias – esse é o cartão postal da Praia do Amor!

Praia do Espelho – Bahia: Uma beleza rara entre águas azuis e cristalinas

Quem escolhe esse destino precisa saber que está indo de encontro com uma das praias mais deslumbrantes do litoral baiano.

Praia do Espelho é um local exótico e extremamente privilegiado pela natureza que consegue reunir em um único lugar um mar bem azul onde se formam incríveis piscinas naturais, falésias gigantescas avermelhadas e brancas. Sem contar os rios e excepcionais coqueirais – Um cenário digno de cinema!

O local fica “escondido” no povoado de Curuípe, entre Trancoso e Caraíva e seu acesso é bastante difícil, restando somente três opções de acesso.

Se você é do tipo que tem bastante disposição, a primeira opção é caminhar cerca de 9 km pelas areias de Caraíva, passando pela praia do Satu. Quem segue essa opção afirma que o trajeto é maravilhoso, porém é fundamental levar um pequeno kit sobrevivência, com água e comida, pois durante todo o percurso há apenas uma vendinha.

Caso a maré esteja mais baixinha, vale também fazer o trajeto de bicicleta!

A segunda opção é por meio de um passeio de barco, que geralmente ficam concentrados na vila de Caraíva. Eles não somente podem levar os turistas até a Praia do Espelho, também é possível aproveitar o passeio para passar nas praias de Corumbau e Trancoso.

Já para a terceira opção, é preciso cruzar o Rio Caraíva de canoa.

Embora o processo para chegar até a Praia do Espelho não seja tão facilitado, a recompensa é garantida! Logo de cara será possível se deparar com um mar extremamente azul, com piscinas naturais, coqueirais circundando toda a orla e belíssimas falésias – e todo esse clima reunido ao clima rustico dos restaurantes e pousadas da região.

Há duvidas de que estamos falando de um paraíso? Claro que Não né?

Praia do Gunga – Alagoas: Uma das mais belas paisagens do estado de Alagoas

Maceió naturalmente possui praia belíssimas e quem escolhe uma delas como destino de viagem dificilmente se arrepende depois.

Mas a Praia do Gunga certamente é uma das mais famosas por lá!

Localizada a cerca de 33 km ao sul da capital de Barra de São Miguel, essa é uma das praias do Nordeste que destaca-se por suas areias bem clarinhas e seu mar que ao horizonte mistura fortes tons de verde e azul, proporcionando uma paisagem inesquecível e extremamente marcante.

Seus enormes e imponentes coqueiros situam-se em toda a sua extensão e compõem o cenário junto com o sol forte e a brisa leve.

Como a Praia do Gunga fica localizada em uma propriedade privada, é necessário que os visitantes identifiquem-se logo na chegada, porém a entrada é gratuita e ainda contempla uma área destinada para estacionar os carros.

O ponto mais movimentado é onde ocorre o encontro do mar com o Lago do Retiro. Nesse local há diversas barracas de praia, que apesar da simplicidade oferecem serviços básicos, como bebidas e petiscos.

Porém, no sentido oposto com relação à lagoa, a praia costuma ficar mais pacata ideal para quem procura um lugar mais tranquilo e longe de multidões. Para quem tiver disposição, vale apostar ainda no passeio de bugue até as falésias com areias bem coloridas.

Logo na chegada da praia, antes mesmo da entrada onde deve ser feita a identificação, existe o mirante, onde é possível contemplar uma vista maravilhosa de toda a área. Essa visita é paga, mas vale muito a pena e poderá render fotos incríveis para as suas recordações.

Há ainda diversas outras opções de passeios, principalmente por meio de barcos. É possível também realizar a locação de equipamentos para realizar a prática de esportes náuticos.

Nas barracas de alimentação e também na vila de artesanato é possível uma música bem animada e alta, principalmente as mais tocadas na região. Quem prefere um ambiente mais silencioso pode optar em frequentar o local sempre pelos horários da manhã ou lá para o finalzinho da tarde, que é quando grande parte das pessoas dispersa.

Existem duas maneiras de acessar a Praia do Gunga, sendo que a primeira deve ser realizada pelo porto de Barra de São Miguel. Lá é possível pegar uma das embarcações (escunas ou lanchas) e fazer uma travessia de cerca de vinte minutos aproximadamente.

A segunda maneira de acessar a praia é de carro, seguindo pela estrada da fazenda de cocos, atravessando toda a propriedade. Essa travessia não é cobrada por parte dos proprietários.

Viajar pelas praias do Nordeste é maravilhoso!

Nós citamos apenas algumas dentre as diversas praias existentes no nordeste para que você pudesse ter uma ideia de como é difícil decidir por um desses roteiros, porém existem muitas outras.

A vontade é de passar longos períodos viajando e explorando cada um desses lugares paradisíacos e cheios de encanto e beleza.

As praias do nordeste mais visitadas são excelentes opções de férias, seja com toda a família, com um grupo de amigos ou até mesmo sozinho! O importante é se permitir explorar e aproveitar ao máximo tudo que esses lugares podem oferecer para a sua viagem!

Então, gostou do artigo sobre as praias do Nordeste? Deixe o seu comentário abaixo e não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

Leia também: Praias do Rio de Janeiro: Conheça o Mapa Das Principais Praias do RJ

Praias do Nordeste Mais Visitadas Por Brasileiros e Estrangeiros
5 (100%) 2 votos
Anterior Passagens Aéreas Promo: Como Aproveitar as Melhores Promoções de Passagens Aéreas
Seguinte PONTOS TURÍSTICOS DE TORONTO CANADÁ

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *