Porto Seguro Bahia: Pontos Turísticos, Hotéis, Pousadas e Resorts


A história do Brasil começou em Porto Seguro Bahia e a sua exuberante natureza faz parte de cada marco da nossa história, bem como a sua cultura.

Não estamos falando somente das belíssimas praias, com um mar azul-esverdeado e seus vistosos coqueiros a se perder de vista, mas também da animação que cerca a cidade – desde os ritmos musicais até a alegria contagiante de todos que permanecem por lá.

A cidade da Costa do Descobrimento é uma das preferidas quando o assunto é decidir um roteiro de férias e geralmente torna-se opção para grandes grupos de formandos, casais e famílias durante todo o ano, que buscam não somente descansar e se divertir, mas também conhecer um local repleto de encantos e curiosidades.

Veja nesse artigo porque a cidade de Porto Seguro na Bahia é tão famosa no universo turistico

foto_porto_seguro_bahiaPor mais que a parte histórica não seja um dos principais focos de quem decide passar as férias na cidade, ainda sim esse quesito pode render excelentes passeios.

A Cidade Alta, por exemplo, que é guardiã do Marco Padrão de Posse, do ano de 1503 surpreende a muitos turistas.

Outra opção que desperta bastante interesse é a réplica da Nau Capitania da esquadra de Cabral, que fica localizada no Memorial da Epopeia do Descobrimento, situado na Praia do Cruzeiro.

A Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira também é outro ponto importante. Lá é possível conhecer muito sobre a nossa cultura, pois até os dias de hoje há a preservação dessa importante etnia que habitava a região.

Já na Praia da Coroa Vermelha, que faz fronteira com a Santa Cruz Cabrália, pode-se entender um pouco mais sobre o processo histórico – esse foi o local escolhido pelos colonizadores portugueses para a realização da primeira missa em solo brasileiro.

Seja para desbravar a história ou simplesmente aproveitar o clima de calor em meio as praias de cenários paradisíacos, Porto Seguro Bahia certamente irá promover dias de férias memoráveis para todos.
Portanto, se você está pensando em fechar a mochila e definir qual será o seu roteiro de viagem, acompanhe nesse artigo algumas dicas que poderão fazer toda a diferença durante a sua estádia por lá!

Um dia Perfeito em Porto Seguro Bahia

Toda viagem precisa ter um começo, certo? E porque não atrelar o seu guia de viagem unindo um pouco de história da nossa cultura e entretenimento?

Uma dica interessante é iniciar a sua primeira parada na região pelo Centro Histórico.
O Centro histórico de Porto Seguro é um dos mais antigos do Brasil e reserva grandes surpresas a todo e qualquer turista que passe pela cidade. Sem contar que é por lá que você pode organizar todos os passos acerca dos passeios que poderá fazer nos dias que virão.

Para pensar e organizar qual será o seu roteiro, uma dica é fazer a sua primeira parada para degustar uma comidinha deliciosa no Cabana Goiana – e de quebra você já poderá entrar no clima baiano curtindo o visual da Praia do Mutá.

Mas se você prefere iniciar sua viagem com mais agito, o trajeto mais indicado é seguir para a Praia de Teperapuã. Lá os visitantes poderão se deparar com megabarracas de praia, e conferir de perto uma ótima estrutura que proporciona um dia repleto de conforto e praticidade.

Mais tarde, na hora de apreciar um ótimo jantar, a sugestão é fazer uma parada obrigatória no restaurante Casa Dedo de Moça. Para fazer a digestão, muitos visitantes aproveitam para passear pela Passarela do Alcool – que por muitos também é chamada de passarela “do Descobrimento”.

Nessa passarela é possível conhecer diversas lojas e barracas com uma grande variedade de bebidas. Esse é um ótimo esquenta para fechar a noite em uma das festas ou luais distribuídos ao longo de toda a orla.

Curta, sem pressa – bem no ritmo contagiante da Bahia.

Não importa quanto tempo durará sua viagem! Sempre haverá tempo para desfrutar com calma de ótimas praias. Nesse sentido, trate de aproveitar que você está em uma cidade repleta de encantos e tire imediatamente o pé do acelerador!

Vale investir seus preciosos dias de férias para conhecer as praias de Mundaí e Ponta Grande.
Aproveite essas duas localizações para realizar um mergulho na história do Brasil, visitando o Memorial da Epopeia do Descobrimento e posteriormente passar uma tarde relaxante na Reserva Pataxó da Jaqueira.

A reserva é uma espécie de centro da cultura indígena e é possível se acessar diversas trilhas em meio a meta. Nos meses de julho e outubro, ficam disponíveis os passeios de barco onde é possível observar as baleias-jubarte. Esse é um dos passeio que mais encantam os turistas de todas as partes do país e do mundo e é considerado um dos mais bonitos.

Mas, como as belezas são inesgotáveis, aproveite a sua localização para realizar a travessia da balsa pelo Rio João de Tiba e conhecer a praticamente deserta Praia de Santo André.

Já que estamos falando de travessia de balsa, vale também destacar a opção de seguir para Arraial d’Ajuda, localizada ao Sul. Nesse ponto, grande parte das crianças encontram muita diversão no Arraial d’Ajuda Eco Parque.
Ao cair da noite, os adultos pode aproveitar para curtir na Rua do Mucugê, onde há uma porção de restaurantes, lojas e bares.
Se sobrar um tempinho, dependendo da sua disposição, também é possível aproveita um lindo dia de sol seguindo para Trancoso, onde há acesso à lindas praias e também ao famoso Quadrado, onde ficam concentrados alguns restaurantes e também a famosa lojinha de artesanatos.

Como Chegar a Porto Seguro Bahia?

O acesso à região é extremamente facilitado e comporta uma excelente estrutura para que os turistas não encontrem nenhum tipo de dificuldade.

O aeroporto de Porto Seguro fica a somente cinco minutos de táxi do centro. Há a opção também de seguir o trajeto por meio de ônibus.

A região recebe os voos nacionais e internacionais com horários bem versáteis e bastante flexíveis.

A rodoviária, aeroporto e Centro Histórico (também chamado de Cidade Alta) ficam localizados na parte mais elevada da cidade. Já na região baixa, no centro, estão localizados os estabelecimentos comerciais e também a famosa Passarela do Álcool (ou do descobrimento) – conforme falamos mais acima.

É também nesse ponto da região que está localizada a Avenida Beira Mar, que é uma continuação da BR-367, que margeia toda a orla até Santa Cruz Cabrália. Quem vem de carro do aeroporto chega rapidamente por esse acesso e não precisa perder muito tempo.

Onde se hospedar em Porto Seguro?

hotel-pousada-villas-de-trancoso-Porto-Seguro-Bahia

A região possui de maneira mais predominante, os resorts e hotéis de médio e grande porte. Ambos possuem uma grande variedade de lazer para toda a família e também todos os tipos de idades (e até mesmo necessidades).

Grande parte do publico que se hospeda nesses locais é formado por famílias e também casais, que em grande parte das vezes optam em fechar pacotes turísticos com agências de viagem.

Os pacotes predominam entre os turistas, pois isso facilita que eles tenham mais comodidade para recorrer aos estabelecimentos de hospedagem, com alguns passeios previamente fechados. Como Porto Seguro Bahia possui um elevado numero de atrativos e praias, esse tipo de opção pode ser bastante facilitador.

Tantos os hotéis como os resorts da região proporcionam uma ótima sensação de aconchego aos hóspedes e oferecem estruturas bem completas e repletas de atividades. Há opções para todos os tipos de gostos e bolsos e as condições tanto na alta temporada como na baixa são bem atrativas, tanto que a cidade é uma das queridinhas nas épocas de férias!

Degustar um cardápio apetitoso por lá é extremamente fácil!

Embora haja muita festividade e agito, o sossego ainda pode ser muito revelador em Porto Seguro. Prova disso é que as duas melhores casas da região destoam desse clima mais agitado.

Com fachadas bem discretas, o Bistrô e a Casa Dedo de Moça possuem um clima bastante intimista e um excelente serviço. Opções muito fortes para casais apaixonas e famílias que desejam apreciar uma comidinha deliciosa com toda a tranquilidade do mundo.

Para quem deseja almoçar em meio ao cenário exuberante da praia, a melhor escolha fica nas barracas localizadas no percurso da BR-367 – Na Avenida Beira Mar.
Por lá são inúmeras opções e dá pra variar no cardápio durante toda a permanência na região! Tudo bem temperado e feito de maneira bem cuidadosa. Não há turista que não saia satisfeito dali!

O que mais há para se fazer nesse paraíso?

Um dos passeios locais mais clássicos é o que vai de barco até o Recife de Fora. Porém, embora seja muito popular, quem chega por lá se depara com os recifes desgastados e uma vida marinha não tão empolgante.

Nesse sentido, vale realizar o passeio até a praia vizinha, Santo André. A própria embarcação do translado explora as áreas de corais que são mais preservadas e permite que os visitantes também possam apreciar os golfinhos e as tartarugas – tudo bem de pertinho!

Quem tem energia pode praticar alguns dos esportes e atividades mais comuns na região também, como o beach tennis (a modalidade surgiu na Itália e lembra bastante o já conhecido frescobol.

Um diferencial, é que diferente dos jogos praticados nas praias, essa outra modalidade possui um espaço dedicado em Porto Seguro. É possível pratica-lo em quadra, com raquetes, bolas e até mesmo regras bem definidas.

Há alguns locais que possuem espaços próprios para isso, como por exemplo, o Vela Branca Grand Hotel, Hotel Capitania e até mesmo a frequentada barraca Malibu.

Depois de tantas atividades em meio a um dia tipicamente ensolarado, com o cair da tarde o clima da cidade passa a ganhar outros ares e o ponto de encontro de grande parte das pessoas passa a ser a Passarela do Álcool.

Por volta de umas 22h, geralmente o movimento por lá começa a abaixar, pois dali as pessoas tendem a seguir para as baladas e agitações existentes na cidade.

Cada noite o “point” de agitação ocorre em um lugar diferente, e musicalmente há espaço para todos os tipos de gostos, desde os fãs de sertanejo e axé até para quem curte o ritmo eletrônico, zouk e forró. Mas vale destacar que o ritmo predominante é claro, o axé! – Quem quiser arriscar os passeios há sempre dançarinos dispostos a ensinar as coreográficas.

Há também a opção de ir aos luaus que são organizados pela megabarracas Axé Moi, Barramares, e Tôa Tôa, bem como as festas nas Ilhas dos Aquários.

Os baladeiros de plantão ainda se reúnem no Squadra Club, Mundaí, Bombordo (localizada no centro) e também na casa de shows Boca de Barra, que fica em Curuípe.

Quem quiser pode consultar a programação no próprio hotel e verificar a disponibilidade de venda dos ingressos também!

Mas, se bater aquela vontade de dar uma pausa no axé, na Avenida Portugal há o espaço Taskabar, que é todo decorado com fotos de personalidades famosas do rock e pop. Para tirar fotos, as pessoas adoram fazer poses ao lado de uma pseudo Marilyn Monroe em tamanho real.

O local possui um estilo de pub e sua trilha sonora basicamente é direcionada para o estilo rock, blues e jazz – além de contar com excelentes opções de drinques.

Quando ir para Porto Seguro?

Como é de se esperar (afinal estamos falando de Bahia, não é mesmo) em Porto Seguro faz sol durante todo o ano. Há mais dias chuvosos nos meses de março e maio, mas nada que impeça de curtir dias agradáveis pela cidade.

Mas, logicamente o verão é o auge da chegada de turistas na região, bem como os meses de julho e outubro (quando ocorrem as férias escolares e pausas do ano letivo).

Já nos meses de setembro e novembro o movimento geralmente reduz bastante, e são épocas mais apropriadas para quem deseja encontrar uma Porto Seguro mais pacata!

Independente de quando for sua viagem, saiba que Porto Seguro Bahia é um lugar repleto de encantos e geralmente quem vai para lá uma vez sente vontade de voltar – e logo. A história, a cultura, o clima alegre e divertido – todos esses atributos poderão tornar a suas férias ainda mais inesquecíveis!

Então gostou do artigo sobre “Porto Seguro Bahia? Se gostou compartilhe com seus amigos das redes sociais e não esqueça de deixar o seu comentário abaixo.

Leia também: Porto de Galinhas: Pontos Turísticos, Hotéis e Pousadas

Porto Seguro Bahia: Pontos Turísticos, Hotéis, Pousadas e Resorts
5 (100%) 2 votos
Anterior Porto de Galinhas: Pontos Turísticos, Hotéis e Pousadas
Seguinte Caldas Novas: Pontos turísticos, Hotéis, Pousadas e Resorts

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *