Descubra Lindos Pontos Turísticos no Brasil


Quer conhecer os lindos pontos turísticos no Brasil? Neste artigo, faremos uma viagem incrível para descobrir lugares maravilhosos e melhor, sem precisar sair do país.  Vamos lá?

O Brasil é um país privilegiado em muitos aspectos: recursos naturais, diversidade cultural e beleza. E os pontos turísticos brasileiros são, sem dúvida alguma, os mais lindos do mundo.

Além do mais, o Brasil é um país continental, ocupando cerca de 70% de toda América do Sul. Isto quer dizer que, temos florestas, praias, montanhas e climas gelados em um mesmo país. As possibilidades são inúmeras. As diferenças culturais, formação de cidades, entre outros, também.

Vamos listar apenas alguns dos vários pontos turísticos do Brasil. De norte a sul, de leste a oeste, para você poder escolher aonde quer ir.

Veja também: Companhia Aérea Azul lança Infográfico Sobre Bagagem, Veja os Detalhes!

Principais pontos turísticos no Brasil:

PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU – FOZ DO IGUAÇU – PARANÁ

parque nacional do iguaçu-foz do iguaçu-paraná

O parque abriga o maior remanescente de Mata Atlântica do sul do país, possui uma grande variedade de espécies de flora e fauna. Estes e muitos outros fatores fizeram com que o parque fosse à primeira Unidade de Conservação do país a ser um Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO. Dentro do parque há também as famosas Cataratas do Iguaçu, que demarca a fronteira entre Brasil e Argentina.

Este ponto turístico fica aberto diariamente, das 9hrs às 17hrs. Há estacionamento no local e os preços para a entrada variam de doze a sessenta e quatro reais para adultos e de sete até dez reais para crianças e idosos.

FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DA PONTA GROSSA – JURERÊ – SANTA CATARINA

Um dos pontos turísticos mais famosos da cidade e do estado de Santa Catarina é um ponto turístico histórico de grande importância para o Brasil. Do local, que fica na Praia do Forte, é possível avistar toda a praia, um pedaço da Praia da Daniela e até mesmo a parte continental de Florianópolis em um dos locais do forte.

Construído em 1740 e concluído quatro anos depois, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa foi criada com a intenção de ser um ponto defensivo. Durante a invasão espanhola de 1777, chegou a ser abandonada e ocupada pelos espanhóis.

Devido a descasos e saques feitos pela população até o século XIX, o local encontrava-se em ruínas, mas foi restaurado e atualmente está aberto para visitação. O ingresso é oito reais a entrada e quatro reais meia entrada. Claro que, estes preços podem sofrer variação.  É um local tombado pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural desde 1938.

LAGO NEGRO – GRAMADO – RIO GRANDE DO SUL

lago negro – gramado – rio grande do sul

Localizado no bairro Planalto, é um lago artificial aberto 24hrs, com opções de pedalinho das 8hrs30min às 19hrs e locais de conveniência, bares e restaurantes ao redor.

Inicialmente, o local chamava-se Bom Retiro, mas, foi destruído por um incêndio em 1942. Quando foi reconstruído, em 1953, foi buscada a semelhança com as lagoas europeias, e as árvores foram trazidas da Floresta Negra, na Alemanha, dando origem ao nome Lago Negro ao local.

Estrangeiros que passaram pelo local e pela cidade concordam que ao andar pelo local, sentem-se realmente na Europa, e não no Brasil. A cidade de Gramado (Juntamente com Canela) como um todo é um ponto turístico a ser explorado.

PARQUE DO IBIRAPUERA – SÃO PAULO – SÃO PAULO

É o parque urbano mais importante da cidade de São Paulo e um dos mais famosos no Brasil. Famoso ponto turístico por sua beleza e esportividade, foi eleito em 2015 o melhor parque urbano do mundo, desbancando grandes parques de Paris, Londres e Barcelona. Dentro dele há museus, auditórios, entre outros. Além de uma ciclovia, treze quadras iluminadas e pista de corrida.

O parque possui 158 hectares e possui três lagos artificiais interligados. Em 2012 e 2013, foi apontado pela rede social Facebook, como o local mais popular do país em relação à check-in, marcação de fotos e amigos. É interessante ressaltar que o projeto arquitetônico do parque é de Oscar Niemeyer.

THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO – RIO DE JANEIRO – RIO DE JANEIRO

theatro municipal do rio de janeiro – rio de janeiro – rio de janeiroQuando falamos em Rio de Janeiro, pensamos em Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Corcovado, favelas, praias, esportes (Nos últimos tempos em olimpíadas) e em muitas outras coisas. Mas, o Rio de Janeiro também possui pontos turísticos recheados de história e de belezas que não deixam nenhuma cidade histórica para trás. O Theatro Municipal é uma dessas belezas.

Este é um ponto turístico que já recebeu diversas apresentações nacionais e internacionais de grande importância, além de ser a casa de espetáculos mais importante do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul. Inaugurado em 1909. Durante seus mais de 100 anos, já recebeu importantes apresentações de música, ballet e ópera.

O ponto turístico também já teve locais que funcionaram como cabaret, os primeiros bailes de máscaras, entre muitos outros. Conhecer o local é passear pelos últimos cem anos de história do Rio de Janeiro.

PARQUE ESTADUAL DA PEDRA AZUL – PEDRA AZUL – ESPÍRITO SANTO

Todos que conhecem o local não negam: é realmente lindo. A reserva é o principal ponto turístico da região. O local possui trilhas, cachoeiras e piscinas naturais. O nome “Pedra Azul” é devido a uma formação rochosa de quase dois mil metros de altura que altera sua coloração de acordo com a incidência de luz solar.

O local possui uma fauna bastante diversificada com macaco-prego, tatu, jaguatirica, tucano, veado catingueiro, sabiá e muitos outros animais, inclusive alguns ameaçados de extinção, como o sagui da serra e a onça pintada.

A flora também não fica para trás, com orquídeas, bromélias, ipês, cedros, e muitas variedades de canela. O ponto turístico possui duas opções possíveis de trilhas e as visitas à área são possíveis somente com o guia e é necessário agendar com antecedência.

Uma dica: antes de chegar ao parque, enquanto estiver na estrada, fique atento à Rota do Lagarto: uma pequena estrada de 8,5km com uma beleza inexplicável. Com certeza renderá lindas fotografias.

TREM DA SERRA DA MANTIQUEIRA – PASSA QUATRO – MINAS GERAIS

trem da serra da mantiqueira – passa quatro – minas gerais

Mais um local histórico, mas, desta vez, em movimento. A locomotiva é um passeio de duas horas até a estação de Coronel Fulgêncio. O valor é de R$ 55,00 por pessoa e deve ser pago em dinheiro. Durante o trajeto há duas paradas, uma em uma feira e outra em uma exposição.

O trem é a locomotiva 332, genuína a vapor, construída em 1925, nos Estados Unidos. Muito em breve, a locomotiva 522, do ano de 1926, também americana, irá realizar passeios. Atualmente ela se encontra em reforma.

A cidade Passa Quatro, onde começa o passeio, é localizada no sul de Minas Gerais e tem se firmado como cidade turística para o ecoturismo e o turismo rural.

MUSEU PRÉ-HISTÓRICO CASA DOM AQUINO – CUIABÁ – MATO GROSSO

Esta dica é para quem gosta de história. E história antiga de verdade! É um museu pequeno, mas com muito conteúdo. É um daqueles pontos turísticos que em uma única vez se vê tudo e não há o peso na consciência de não poder ir outra vez neste lugar.

O local é conhecido como “Casa predestinada”, pois ali viveram duas grandes personalidades da cultura de Mato Grosso: Dom Francisco de Aquino Correa e Joaquim Murtinho. A casa é construída em estilo colonial, com doze cômodos e frente para o Rio Cuiabá.

O imóvel é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico Nacional do Estado do Mato Grosso (IPHAN). O museu possui objetos de várias Eras Geológicas, indo até o homem-caçador e o homem ceramista. A exposição inclui também moedas e outros objetos encontrados nos casarões de engenho do estado.

MONUMENTO DAS ÁGUAS – CALDAS NOVAS – GOIÁS

monumento das águas – caldas novas – goiás

Ponto turístico mais referenciado da cidade e cartão postal de Caldas Novas. Este possui a vantagem de ter a sua entrada totalmente de graça. E, além de gratuito, é um ponto turístico que irá lhe render lindas fotos de recordação.

A escultura, que fica logo na entrada da cidade, possui um grande significado: possui a intenção de transmitir paz e tranquilidade, desejo este reforçado pelo som da água caindo. A escultura é uma homenagem às águas quentes da região do Brasil.

GALÉS DE MARAGOGI – MARAGOGI – ALAGOAS

galés de maragogi – maragogi – alagoas

Recomendamos muito este lugar. Mas desta vez não é apenas para um banho de mar ou um passeio simples. É para um mergulho. As águas rasas e claras do lugar permitem que se veja tudo estando apenas de snorkel. Com o cilindro, é possível ir a até seis metros de profundidade.

São as maiores piscinas naturais de Alagoas. Ficam a seis quilômetros da costa. No verão, as águas ficam ainda mais claras. Estes aquários naturais reúnem peixes, mariscos, e crustáceos de várias espécies, sendo um ponto turístico com grande beleza natural. Observe os corais da região. Há várias espécies lindas que merecem ser notadas. É um local no Brasil com características únicas.

ESPAÇO CULTURAL LARGO DE SÃO SEBASTIÃO – MANAUS – AMAZONAS

Atualmente é o melhor local do centro histórico de Manaus e um local com características ímpares em todo Brasil. Possui vários locais importantes. Descubra o Monumento de Abertura dos Portos, a Igreja de São Sebastião, construída em estilo medieval, o famoso Teatro Amazonas, conhecido pela sua beleza, que pode ser visitado das 10hrs até as 17hrs por R$ 10,00. O local também recebe espetáculos gratuitos, que, se tiver oportunidade, vale a pena aproveitar.

Descubra também o Palácio da Justiça, que hoje funciona como centro cultural. A entrada é gratuita. Descobrir o que há no redor do Largo também é uma ótima opção. Em seu entorno há museus, espaços culturais e lindas casas históricas com opções de gastronomia. O local também é muito seguro. A zona como um todo é um grande ponto turístico no Brasil.

PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA – VÁRIAS CIDADES – BAHIA

parque nacional da chapada diamantina – várias cidades – bahia

Com uma área de 152 mil hectares, o Parque Nacional da Chapada Diamantina é um dos maiores parques de preservação fora da região Amazônica de todo Brasil. O local possui belezas importantes como suas nascentes, como o Paraguaçu, principal rio do estado. O local também possui uma grande flora e fauna. Todo ano são descobertas novas espécies de plantas e animais na região.

Este é um ponto turístico com uma importância inegável, sendo administrada pelo Instituto Chico Mendes. A visitação é possível a partir de vários locais, até porque a Chapada Diamantina corresponde a vários municípios da região. O poço encantado, um dos locais mais famosos deste ponto turístico, fica no município de Itaeté.

Um raio luminoso entra na caverna de setembro a março. Há, também possui vários pontos turísticos como a Cachoeira da fumaça, o Morro e Parque Municipal Pai Inácio, Poço do Gavião, entre muitos outros morros, cachoeiras e cavernas que merecem ser explorados.

Caso você não deseje ir de carro, há coletivos por R$ 10,00 por pessoa em horários específicos.

PRAÇA DAS ÁGUAS – BOA VISTA – RORAIMA

Um dos mais famosos pontos turísticos de Boa Vista, possui a característica única de ter fonte de água com tons de cor diferentes que reagem de acordo com a música que está tocando. Em 2016, o local passou por reformas, modernizando-se. Agora, além do espetáculo das águas, há também torres de energia solar para fornecimento de energia de carregadores de celular e internet.

No mesmo lugar também há o Portal do Milênio, que atrai muitas pessoas de todo Brasil. Anexo à Praça das Águas, há o Centro de Artesanato, Turismo e Geração de Renda Velia Coutinho. Este Centro possui artesanato local, espaço para shows e toda noite oferece aulas de ginástica gratuitas. Ali também há restaurantes e lanchonetes.

OCEANÁRIO DE ARACAJÚ – ARACAJÚ – SERGIPE

Um local com capacidade para receber muitas pessoas ao mesmo tempo e que recebe cerca de 120 mil visitantes por ano. Possui a importância de ser o primeiro do Nordeste e o quinto no Brasil. É mantido pela Fundação Pró-TAMAR. O local oferece visitas orientadas, palestras, exposições, entre outros.

O local possui cerca de setenta espécies diferentes, todas elas nativas do Sergipe. Há no local as mais variadas espécies, como arraias, tubarões, xaréus, entre outros. O ponto turístico possui, ainda, a réplica de uma plataforma petrolífera, a possibilidade de entrar em um aquário e ter contato com as várias espécies dentro do aquário, sempre com orientação.

O Oceanário fica na orla de Atalaia. Seu ingresso é de R$ 18,00 e a meia entrada R$ 9,00 para estudantes com carteira, crianças acima de um metro e pessoas acima de 60 anos. Portadores de necessidades especiais e crianças de até um metro não pagam.

Gostou do texto sobre: “Descubra lindos pontos turísticos no Brasil”, então deixe seu comentário abaixo e compartilhe a ideia com seus amigos em suas redes sociais.

Leia também: Hotéis no Rio de Janeiro: Como encontrar seu hotel ideal de forma simples e rápida.

Descubra Lindos Pontos Turísticos no Brasil
5 (100%) 2 votos
Anterior Companhia Aérea Azul lança Infográfico Sobre Bagagem, Veja os Detalhes!
Seguinte Pontos Turísticos no Rio de Janeiro Que Vale a Pena Conhecer

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *