INTERCÂMBIO: Conheça as Principais Vantagens de Fazer Intercâmbio


Estudar, conhecer novas culturas e costumes, viver novas experiências, se aprimorar, valorizar o currículo, essas são apenas algumas oportunidades que você poderá adquirir se fizer um intercâmbio.

Veja abaixo algumas dicas super importantes sobre intercâmbio

como fazer intercâmbioVivemos em uma época em que a globalização nos impõe novos relacionamentos não somente com nossos pares, mas com pessoas que possuem outras culturas, outros modos de agir e pensar. Quando se realiza intercâmbio na fase de formação profissional, o processo de reconhecimento, respeito e valorização do diferente são bem desenvolvidos.

De acordo com o dicionário Michaelis, o termo intercâmbio significa troca, permuta. Então, o intercâmbio educacional seria a troca de oportunidades entre os estudantes brasileiros com outros de diferentes nacionalidades.

Essas oportunidades se baseiam principalmente na realização de prática educacionais pelos estudantes em países diferentes do seu. Ou seja, estudantes brasileiros vão para outros países para estudar e estudantes de outros países vêm para o Brasil com o mesmo objetivo. O termo intercâmbio é utilizado para este fim desde 1940.

Intercâmbios são, então, viagens realizadas a outros países com o objetivo de aprimorar a educação. Não é uma viagem de turismo, mas uma oportunidade de se aprofundar nas vivências diárias de outro povo, participar de cursos específicos, melhorar um segundo idioma. Aliás, dominar o idioma do país em que deseja estudar é um pré-requisito.

As oportunidades são muitas quando se faz intercâmbios. O participante poderá fazer cursos de idiomas, cursos profissionalizantes ou de extensão, participar de programas universitários, programas de férias, fazer o ensino médio em escolas públicas ou particulares, realizar estágios, entre outras.

Segundo a Belta (Brazilian Educational & Languagem Travel Association), associação de agências de intercâmbio, o número de brasileiros que realizam intercâmbios está aumentando cada vez mais, sendo as pessoas da faixa de 18 a 30 anos que mais participam dessa alternativa de estudos.

A iniciativa pode partir do próprio estudante e realizar seu intercâmbio com auxílio de agências de intercâmbios. Logicamente, ele terá que disponibilizar recursos financeiros para isso.

As agências possuem pacotes exclusivos para intercâmbio com acesso facilitado para as atividades que se pretende realizar, como por exemplo os muitos procurados cursos de idiomas.

Muitas instituições privadas de ensino superior oferecem aos seus alunos a possibilidade de intercâmbio tanto para estudantes de graduação quanto de pós-graduação, ficando os custos com a viagem, como passagens, hospedagem e alimentação por conta dos próprios estudantes. As mensalidades continuam sendo pagas na instituição de ensino de origem.

O estudante também poderá realizar intercâmbios com auxílio do governo federal. O programa Ciências sem Fronteiras tem incentivado e permitido que um grande número de brasileiros realize intercâmbios fora do País. Nessa modalidade, os recursos financeiros advêm do poder público e possibilita que jovens pertencentes a classes sociais mais baixas com recursos financeiros limitados também desfrutem dos benefícios dos intercâmbios. Sendo assim, nas instituições públicas existem programas para ajuda de custo sem mensalidade a ser paga, principalmente quando a instituição de ensino também é pública.

Os destinos são bastante variados, muitos países podem ser escolhidos. A escolha muito dependerá do objetivo específico do intercâmbio, das disponibilidades financeiras ou de vagas disponibilizadas pelo poder público. O Canadá é o país mais escolhido pelos estudantes brasileiros. Esse país da América do Norte tem o custo de vida mais baixo que os Estados Unidos e que os países da Europa.

Os profissionais que já realizaram intercâmbio são mais valorizados pelo mercado de trabalho. Ter feito intercâmbio é considerado um diferencial no currículo do candidato em seleção de empregos em empresas multinacionais, em empresas importadoras e exportadoras de mercadorias e em seleção para trainee.

Quando se realiza intercâmbios, pode haver associações entre outras atividades, seja para crescimento como ser humano, seja para conseguir recursos financeiros para se manter no país escolhido.

Existem intercâmbios de diferentes tipos, como o high school (ensino médio), au pair, trabalho com estudo, estudo e viagens, e um dos tipos mais procurados, o intercâmbio para a realização de cursos de idiomas. Os cursos de idiomas são comprovados por certificação e valorizam qualquer currículo. O tempo máximo permitido para que o estudante fique no país para a realização do intercâmbio é de um ano.

Nos programas de férias, o estudante fica apenas algumas semanas no país de sua escolha. Nas agências de intercâmbios, a idade mínima do estudante geralmente é de 19 anos, mas existem algumas que possuem programas para estudantes a partir dos 13 anos de idade. Ultimamente tem se verificado a procura de pessoas mais velhas para realização de intercâmbios.

Os cursos de idiomas são muito procurados em intercâmbios porque estudar uma língua entre falantes nativos proporciona um curso intensivo que vai muito além da sala de aula. Há uma imersão do estudante com pessoas falando a todo momento, aquilo que ele busca aperfeiçoar.

Quando um estudante se propõe a essa experiência de aperfeiçoamento, irá incluir em sua história de vida momentos ímpares que mudarão sua visão de mundo. Serão obtidos muito mais do que conhecimentos teóricos. Na bagagem de retorno serão incluídas estratégias de adaptação a novos costumes, respeito a alteridade e mente receptível a novidades.

Leia Também: Pontos Turísticos de Toronto Canadá

MELHORES PAÍSES PARA FAZER INTERCÂMBIO

Quando uma pessoa decide fazer intercâmbio logo surge uma dúvida: que destino escolher. Em qual país serão maiores as possibilidades de aprendizado, qual poderá oferecer melhores condições? As dúvidas são muitas, quase infinitas. Mas, para auxiliar na decisão, nada melhor que informação. Pesquisar sobre as condições para a viagem, saber os índices do custo de vida, as oportunidades para o desenvolvimento de atividades extras (como trabalhos e passeios culturais) pode facilitar sua escolha.

Países mais escolhidos para intercâmbio pelos estudantes brasileiros 

Canadá

Intercâmbio-Vancouver-CanadáO Canadá é um dos países mais escolhidos pelos brasileiros para realizarem um intercâmbio. O visto para o Canadá é conseguido com facilidade e o baixo custo de vida (comparado aos Estados Unidos e países da Europa) faz do país uma alternativa bastante viável.

Este país possui também singularidades culturais que aumentam as vantagens para sua escolha, como a variação cultural e linguística devido à dupla herança de sua colonização inglesa e francesa. Para aprimorar o idioma francês, melhor será escolher as cidades de Toronto e Montreal (as duas cidades têm o francês como primeira língua), mas, se é o inglês o seu alvo, melhor se dirigir a Vancouver. Em Quebec, os dois idiomas são falados fluentemente.

O país também possui universidades conceituadas que atendem eficazmente àqueles que procuram realizar cursos em áreas específicas.

Além de tudo isso, o Canadá possui belíssimas paisagens, destino de muitos turistas, com seus jardins da cidade de Victória e o belo Parque Nacional de Banff.

Estados Unidos

Intercâmbio-Estados-UnidosOs Estados Unidos são o segundo país mais escolhido para a realização de intercâmbios. As opções para a realização de atividades são múltiplas e vão desde cursos de inglês a cursos em áreas mais sofisticadas. Pode-se participar do programa High School para a realização do Ensino Médio, participar do Programa Work Experience, que desenvolve oportunidades para aqueles que desejam trabalhar e estudar, entre outras possibilidades.

As vantagens em realizar intercâmbio nos Estados Unidos são não estranhar muito a cultura, já que a cultura americana é muito assimilada no Brasil, e aproveitar o custo de vida mais baixo que nos países europeus.

A parte turística poderá ser aproveitada, mas com algumas restrições porque as cidades turísticas, como Nova York, Los Angeles, Miami, Boston e São Francisco são muito caras. O estudante poderá economizar escolhendo as cidades Seatle, Mineápolis e Michegam.

Argentina

A Argentina é o destino perfeito para quem busca aprimorar o espanhol e também possui recursos financeiros limitados. É próxima ao Brasil, o que também ajuda com menor despesa com transporte e, embora seja rica culturalmente, não exige grandes adaptações à cultura, que é bem parecida com a brasileira. As cidades mais procuradas são Buenos Aires, Bariloche e Córdoba.

Austrália

A Austrália é um país que possibilita que o estudante possa estudar e trabalhar de forma legal. Possui excelentes universidades que possibilitam aprendizado de qualidade. O clima é bem parecido com o brasileiro diminuindo problemas de adaptação.

As paisagens do país são belas, há a Grande Barreira de Corais e cidades grandes e sofisticadas como Sydney.

Espanha

Intercâmbio-Espanha-EuropaA Espanha, situada na Península Ibérica, é um destino muito escolhido pelas pessoas que desejam aprimorar o espanhol.

Madri, capital espanhola, mesmo com custo de vida elevado, é uma das cidades preferidas pelos estudantes. Mas existem outras cidades também com boa estrutura para os estudantes que fazem intercâmbio, são elas: Barcelona, Navarra, Salamanca e Valência.

A Espanha é um país com rica história e possibilita grande crescimento cultural, possui belos museus e monumentos, além de possuir paisagens fascinantes. O custo do intercâmbio neste país é muito mais elevado que aquele realizado na Argentina.

Alemanha

O intercâmbio realizado na Alemanha valoriza muito o currículo do futuro profissional. No país dois idiomas poderão ser aprimorados ou aprendidos, o alemão e o inglês, já que o inglês é a segunda língua no país.

O país possui excelentes centros de ensino que proporcionarão oportunidades para realização de cursos em áreas especializadas.

Passeios culturais e turísticos também poderão ser feitos, já que o país possui extensa história em seus longos anos de existência e assim será possível conhecer o museus, castelo, ruínas do muro de Berlim e galerias de artes.

Seja qual for o seu interesse em fazer intercâmbio, desde já te desejamos uma experiência incrível em sua viagem!

Gostou do artigo sobre Intercâmbio? Deixe o seu comentário abaixo e não esqueça de compartilhar nas redes sociais.

Leia Também: Pontos Turísticos de Toronto Canadá

INTERCÂMBIO: Conheça as Principais Vantagens de Fazer Intercâmbio
5 (100%) 2 votos
Anterior PONTOS TURÍSTICOS DE TORONTO CANADÁ
Seguinte Intercâmbio de Trabalho: Conheça as Vantagens do Intercâmbio de Trabalho

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *