Caldas Novas: Pontos turísticos, Hotéis, Pousadas e Resorts


Caldas Novas é considerada o maior manancial hidrotermal do mundo e por esse motivo, recebe turistas durante todo o ano que tem como objetivo conhecer as famosas fontes de água quente, devidamente espalhadas por todos os cantos da cidade goiana.

São diversas atrações direcionadas para as grandes piscinas naturais e também para quem procura, além de muito entretenimento e diversão, as reconhecidas propriedades terapêuticas dessas águas.

São tantas opções disponíveis na região que passar as férias por lá pode ser uma excelente opção.

Principais pontos turísticos de Caldas Novas

hot park caldas novas goias

 Entre os pontos mais conhecidos estão:

  • Parque Estadual da Serra
  • Parque das Fontes e Hot Park
  • Lagoa Quente de Piratininga
  • Monumento de águas
  • Lago de Corumbá

Portanto, confira nesse artigo o que é possível fazer em visita a essa região beneficiada por suas belezas naturais e confira algumas dicas de roteiro, hospedagem e tudo mais que somente Caldas Novas pode proporcionar.

Veja Aqui Algumas Dicas Do Que Fazer em Caldas Novas

caldas novas goias parque aquático

Antes de tudo, se você ainda não sabe onde poderá se hospedar, uma dica é dar preferencia para os hotéis localizados na área central.

Entre os endereços como a Rua Machado de Assis, Avenida Orcalino Santos e a Rua do Turismo estão concentrados os melhores hotéis, além disso também é possível ter acesso facilitado a diversos bares, restaurantes, balneários e até mesmo shoppings.

Outro importante beneficio, principalmente para quem não poderá ficar bastante tempo pela cidade, é que nessa localização é possível se fazer praticamente tudo a pé e também conhecer todas as tradições e culturas da cidade. Uma dica é aproveitar para sair às compras nas charmosas feiras de artesanato e garantir o souvenir de todos os amigos e familiares que você desejará presentear na sua volta para casa.

Mas quando o assunto é natureza, não podemos deixar de citar em nenhum momento as famosas águas termais, tanto que em muitos casos fica até difícil decidir qual será o primeiro lugar a se visitar em Caldas Novas.

São tantas opções interessantes que priorizar os passeios e possíveis paradas dependerá unicamente da sua disposição de tempo e da sua programação durante toda a viagem.

Em apenas um dia, os turistas podem conhecer o Parque Estadual da Serra de Calda Novas e depois fazer um passeio pela cidade.

O parque oferece aos visitantes duas opções de trilhas, sendo a Cascatinha e a Paredão, como níveis de “dificuldade” intermediário e leve. Opção ideal para quem não está acostumado a esse tipo de atividade.

Ambas levam até cachoeiras e mirantes, e apresentam lindas paisagens a cerca de mais de mil metros de altitude. As caminhadas podem demorar aproximadamente entre uma e três horas e podem ser realizadas somente por meio do acompanhamento de um guia local.

Outro programa bastante praticado pelas pessoas que visitam a região é a Lagoa Quente de Pirapitinga. Suas temperaturas chegam a atingir a marca impressionante de 50 graus.

A lagoa fica localizada a cerca de 20 km do centro e está situada dentro do Clube Lagoa Termas Parque. Além de ser um parque extremamente agradável e ideal para toda a família, ele possui diversas nascentes naturais e estrutura para acampamento com banheiros.

Há também opções de restaurantes no local, bem como quadras esportivas e saunas.

Outra opção para conhecer melhor Caldas Novas é reservar um dia do cronograma de viagem para conhecer os pontos turísticos tradicionais como,  por exemplo, a Igreja Matriz e Santuários e também o Casarão dos Gonzagas.

Independente de quanto tempo será a sua permanência na cidade, há uma coisa que todos devem incluir em seu roteiro de viagem. Estamos falando da típica culinária goiana.

Entre um passeio e outro vale muito a pena investir um tempinho que seja para conhecer o cardápio, como as iguarias do peixe na telha, as famosas pamonhas e também o arroz com pequi.

Mas voltando aos roteiros turísticos, como a região comporta muitos parques aquáticos, um dos passeios quase que obrigatório é o Hot Park!

O parque é bem extenso e possui uma vasta lista de atividades. Nesse sentido, é comum que muitas pessoas acabem reservando mais de um dia para conhecer todas as atrações por lá.

O parque fica localizado no município de Rio Quente, a cerca de 25 km do centro da cidade e ao seu entorno existem várias opções bacanas de hotéis e pousadas.

Como há muitas atividades proposta por lá, em muitos casos pode valer a pena hospedar-se algumas noites pelas redondezas do complexo para aproveitar ainda mais todas as atrações que são oferecidas.

 

Sua estrutura é dividida em dois espaços:

  • Parque das Fontes: A estrutura comporta bares molhados, piscinas, espaços para relaxar e descansar (que funcionam por 24h).
  • Hot Park: trata-se de um local com características mais “radicais” onde é possível aproveitar as corredeiras e toboáguas, além de outras atividades mais relaxantes, como hidromassagem nas banheiras de água aquecida e a Praia do Cerrado.

Outra dica bem interessante é tentar reservar ao menos um dia para passear com mais calma e aproveitar o trenzinho da cidade, que percorre por diversos pontos de turismo da região.

Se por acaso você quiser fugir um pouco da euforia dos parques, vale uma visitinha também no Jardim Japonês. Lá você poderá apreciar com calma a natureza. – No maior estilo oriental!

Quer aproveitar ao máximo a sua viagem? Veja o que é possível fazer durante 7 dias em Caldas Novas

Quer mais adrenalina? Então vamos a mais opções! Que tal o Lago de Curumbá?

Além de ser responsável por abastecer a Hidrelétrica de Curumbá, esse é o ponto de encontro para quem realiza a pratica de esportes náuticos.

O lago possui cerca de 65km² de extensão e é a principal atração para quem adora um pouco de aventura em meio a um lugar repleto de beleza.

Entre as atividades mais comuns no lago estão os passeios de lancha, jet-sky e barco que levam até a cachoeira e também aos bares que ficam posicionados ao longo da orla.

A prática da pesca esportiva é outra atividade bastante comum e atrai muitos visitantes. Nesse local ainda ficam concentrados os clubes, bares e piscinas com águas quentes por meio de caldeiras. Há também os passeios de escuna.

E para deixar o álbum de viagens ainda mais repleto de fotos inesquecíveis, vale passar no Monumento das Águas. Como ele fica bem na entrada da cidade, a visita pode ser realizada tanto no final da viagem como logo no inicio.

Outro local digno de cartão postal e a famosa Praça Mestre Orlando. O movimento de pessoas por lá é sempre intenso, e o cenário contribui não somente para fotos incríveis como também inspira os casais mais apaixonados a aproveitar o final do dia. Aproveite para sentar-se ao entardecer degustando um dos maravilhosos doces da região!

E falando em doces – É valido não deixar Caldas Novas sem degustar ao menos uma dessas iguarias da região. O maior destaque fica por conta da marmelada em caixeta, doce-de-ovos, moça-do-engenho e as frutas cristalizadas. Quem prova geralmente acaba levando para casa depois ou presenteando os entes e amigos!

Melhores épocas para visitar Caldas Novas

Vale ressaltar que geralmente a cidade fica tomada por uma grande quantidade de turistas principalmente nas férias de julho e final de ano. Os feriados nacionais também são épocas muito concorridas e a região fica bem movimentada.

Nesse sentido, é ideal realizar a reserva da hospedagem com certa antecedência.

Outros eventos que sempre fazem os estabelecimentos ficarem bem lotados – principalmente pelos jovens que procuram diversão – é o Caldas Fest Folia.

O evento acontece sempre no mês de abril e os comércios locais investem muito em suas estruturas para recepcionar todos os turistas que pretendem cair no agito do festival.

Outro evento que faz bastante sucesso é o Caldas Country. Esse acontece geralmente no mês de novembro, e assim como o outro festival esse também ocupa quase que totalmente todos os hotéis e pousadas da cidade.

Quem se interessar em participar de uma das duas festividades pode recorrer aos pacotes em agências de turismo, que já contemplam os dias de evento, hospedagem e demais serviços de acordo com o perfil do cliente.

Hospedagem em Caldas Novas

 Se você for procurar um hotel que possua em sua estrutura uma piscina termal, saiba que você terá um sério problema. É bem difícil achar um flat ou hotel que não disponibilize essa opção. Portanto se esse era seu critério de seleção, certamente ficará com bastante duvida.

Outro ponto positivo das hospedagens de Caldas Novas é que uma boa parte dos estabelecimentos também pode oferecer até mesmo o próprio parque aquático. Diante de uma estrutura completa, a região torna-se cada vez mais a opção predileta das férias em família.

Aposte na culinária local e tenha ótimas surpresas!

Fora dos hotéis há poucas opções de restaurantes. Grande parte dos estabelecimentos trabalha já incluindo os pratos dentro dos custos das diárias. Mesmo assim, não deixe de experimentar a típica empada de Goiás.

A iguaria é muito famosa na região e você pode degustar dessa delicia no Empadão Goiano da Tânia.

Já para quem gosta de apreciar uma bebida caseira a opção é degustar um licor! A Pequirula refere-se a uma versão do licor de Amarula, mas feito com Pequi, que é um fruto típico do cerrado e muito popular entre as iguarias da região.

O pequi é curtido na cachaça por cerca de seis meses mais ou menos e depois é misturado junto ao leite condensado, que é feito de maneira caseira, baunilha e por fim o chocolate. A combinação é perfeita e o saber agrada grande parte dos paladares. Por esse motivo é comum ver muitos turistas levando uma garrafa de lembrança com o intuito de aproveitar depois ou até mesmo para dar de presente.

Curiosidades sobre Caldas Novas

 Antes de fazer as malas e partir para desfrutar de dias agradáveis em Caldas Novas, vale a pena saber algumas curiosidades acerca da região!

A primeira lagoa de águas aquecidas foi descoberta no ano de 1722. Trata-se da Lagoa de Pirapitinga, que fica localizada dentro da Lagoa Termas do Parque. Seu descobridor foi Bartolomeu Bueno da Silva Filho.

Na época Bartolomeu estava em expedição à procura de ouro e demais riquezas minerais.

Mas a lagoa ficou esquecida por cerca de cinquenta anos e somente em 1777 o então bandeirante Martinho Coelho Siqueiro se deparou com o lugar.

De acordo com as rendas locais, o bandeirante estava caçando animais selvagens e seus cachorros que o acompanhavam dispararam na frente. Ao entrar no lago eles se queimaram.

Martinho se mudou para a região até então inóspita e desse momento em diante passou a ser originado o povoado, que se transformaria mais tarde em Caldas Novas.

Quem gosta de se inteirar sobre as histórias, curiosidades e culturas dos locais para onde viaja, pode aproveitar os dias de estadia na região para visitar a casa do bandeirante, que até hoje é mantida de pé dentro das dependências do Hotel Caldas Novas.

Outra curiosidade relaciona-se com as famosas águas da região. A origem das Termas de Caldas Novas e Rio Quente são por meio da água da chuva. Ao cair no solo, a água infiltra aproximadamente dois mil metros no subsolo.

De acordo com alguns especialistas, devido ao calor contido nessa profundidade proporciona o aquecimento das águas, e por conta da alta pressão ela acaba retornando até a superfície.

Essas águas termais são muito requisitadas pelos visitantes na região devido aos seus benefícios terapêuticos, como o alivio das dores em articulações e também nos músculos. Muitas pessoas relatam terem tido ótimas experiências após se banharem por lá!

Independente de quanto tempo será possível permanecer na região ou a finalidade da sua viagem (a passeio ou em busca de tratamento terapêutico) quem resolve passar um tempo por lá certamente volta com boas histórias e uma bagagem redobrada de energias renovadas.

Caldas Novas é um roteiro excelente de viagem para toda a família e certamente agregará fotos incríveis para o seu diário de viagens e ótimas experiências. Portanto esteja preparado: Quem vai uma vez quer voltar sempre!

 

Então, gostou do artigo sobre Caldas Novas? Compartilhe com seus amigos das redes sociais, e não esqueça de deixar seu comentário abaixo.

Leia também: Porto Seguro Bahia: Pontos Turísticos, Hotéis, Pousadas e Resorts

Caldas Novas: Pontos turísticos, Hotéis, Pousadas e Resorts
5 (100%) 2 votos
Anterior Porto Seguro Bahia: Pontos Turísticos, Hotéis, Pousadas e Resorts
Seguinte Conheça as Maravilhas de Gramado e Canela

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *